Blogia
Sigue a la Bola.

Médicos cubanos en el gigante suramerico, encuentro con amigos.

Médicos cubanos en el gigante suramerico, encuentro con amigos.

Escribo textual, este mensaje que me envió mi amigo reportero brasileño Emerson Da Silva. Este fin de semana se reunió con un grupo de galenos cubanos que están cumpliendo misión en la Región brasilena de Caruaru.

24 de Novembro de 2013 - 7h02

Médico cubano volta a atuar em Feira de Santana com apoio popular
Integrante do programa Mais Médicos foi acusado de receitar dose excessiva
por uma médica brasileira; comissão formada para apurar o caso conclui que
não houve erro. Os moradores fizeram um abaixo-assinado de 12 folhas em
defesa do médico.

O médico cubano Isoel Gómez Molina, que estava sendo acusado de receitar
dose excessiva, volta ao posto na próxima segunda-feira (25). Uma comissão
formada para apurar o caso concluiu que não houve erro do profissional. O
caso aconteceu na segunda-feira passada, quando a diarista Gilmara Santos
dos Santos levou seu filho de quase dois anos com febre para se consultar
na Unidade Básica de Saúde do conjunto Viveiros em Feira de Santana, na
Bahia.

“Trouxe meu filho aqui com febre alta e ele passou dipirona injetável e a
em gotas para eu dar em casa. Ele me disse que eram 10 gotas, já que meu
filho pesa 10.200 kg, ou seja, uma gota por cada 1 quilo. Se tivesse alguma
coisa errada eu mesma teria denunciado”, disse Gilmara. Entretanto, na
receita estava prescrita a dosagem de 40 gotas.

Após perceber que seu filho não estava melhorando, a diarista o levou à
clínica Feira X, onde foi atendido uma médica brasileira. “Ela me pediu a
receita para mostrar a uma outra médica, como não desconfiei entreguei
depois de um tempo trancada em uma sala ela retornou e me entregou o
documento. Foi aí que vi que estava prescrito 40 gotas”, contou.

A médica denunciou Isoel Gómez, que precisou se afastar da unidade até o
caso ser apurado. No entanto, os moradores da comunidade se sentiram
prejudicados pela atitude. “Ela não teve ética. Fez algo que não autorizei,
o médico me explicou certo, apenas errou. Quem nunca errou? Eles estão com
raiva porque os cubanos estão fazendo o trabalho que eles não querem fazer,
pois os médicos brasileiros tratam a gente como se fôssemos animais,
diferente dos cubanos”, defendeu a diarista Gilmara.

Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) de Feira de Santana afirmou
que o cubano foi ouvido por integrantes do Ministério da Saúde, da
Secretaria da Saúde de Feira de Santana, da Coordenação Estadual do
Programa Mais Médicos e pelo tutor do médico cubano. A comissão concluiu
que não houve erro no procedimento adotado pelo médico cubano. Segundo a
Secom, o médico Washington Abreu, coordenador estadual do Programa Mais
Médicos, afirmou que a dosagem indicada pelo médico cubano está correta. A
nota diz que o coordenador explicou que “as 40 gotas indicadas na receita
não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes,
a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor
ou apresentasse um quadro febril”.

Gilmara Santos também deu seu depoimento em defesa de Molina: ”Ele me
atendeu muito bem. Ele tratou meu filho super bem, porque tem médico que
nem olha na cara da mãe e nem da criança”.

Fonte: Revista Fórum

0 comentarios